Chuva forte destrói pontes e prejudica estradas vicinais de Ouro Preto

Chuvas intensas e prolongadas têm causado estragos em trechos de estradas vicinais do município de Ouro Preto do Oeste, prejudicado a trafegabilidade de veículos e, em alguns casos, ocasionando no isolamento de moradores no setor rural.

Chuvas intensas e prolongadas têm causado estragos em trechos de estradas vicinais do município de Ouro Preto do Oeste, prejudicado a trafegabilidade de veículos e, em alguns casos, ocasionando no isolamento de moradores no setor rural.

Choveu quase que ininterruptamente nas últimas 24 horas, e as enxurradas arrancaram a cabeceira de várias pontes.

Na manhã desta terça-feira (29), um produtor rural caiu com sua caminhonete no buraco que se formou após o rompimento da cabeceira de uma ponte de bate estaca, com vão de 15 metros, localizada no travessão da Linha 16 à esquerda da Rodovia Estadual 470 (Linha 81).

Ainda na RO 470, também há um ponto bastante crítico na cabeceira da ponte da Linha 04 sentido a Pecuária, e na ponte da Linha 20 a ponte sobre o rio Branco também apresentou problemas que se agravaram na última madrugada. Na Linha 12 da vicinal 37 por onde passa o rio Boa Vista há pontos de alagamento de estradas na cabeceira de duas pontes, e na ponte da Linha 08 também houve estragos.

Em razão das fortes enxurradas, o excesso de água que se formam nos rios que cruzam estradas vicinais, acrescentado pelo volume oriundo do estouro de represas, cabeceiras inteira de pontes são arrastadas, causando a interrupção no tráfego para os dois lados.

De acordo com Luiz Carlos Soares, diretor da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Seminfra), de um mês para cá, a prefeitura tem atendido pedidos de socorro de moradores de estradas prejudicas no setor rural, mas as chuvas não cessam e, em algumas situações, impedem o trabalho da patrulha mecanizada da equipe de campo. 

O diretor da Seminfra disse que, na maioria das travessias o serviço nas cabeceiras das pontes é feito de baixo para cima, e não tem como jogar cascalho para aterrar porque em volta está tudo alagado. “Queremos pedir a compreensão de todos os produtores rurais por que nesse momento crítico nós estamos com bastante dificuldade em atender, principalmente na questão das pontes. Os córregos estão transbordando, na linha 08 da vicinal 37, por exemplo, hoje cedo quase não dava pra gente ver a ponte”.



Fonte: Correio Central